title>Cosméticos para crianças | Glow Go Box
Cosméticos para crianças

Cosméticos para crianças

Postado em 22/09/2021 10:49:03 - em Faciais
Oie, tudo bom?

Hoje vamos falar sobre cosmético infantil e tirar as dúvidas das mamães quando retrata sobre quais produtos são permitido usar nos babys e quais não são. Esse tema deixa as mamães um pouco preocupadas, afinal a sensibilidade da pele, o couro cabeludo e os olhos das crianças são diferentes dos adultos.

Mas afinal, existe mesmo cosmético infantil?

Sim! Existe, mas eles precisam estar registrados pela anvisa além de ser dermatologicamente testados ou hipoalergênicos; isto significa que foram testados sob o controle de médicos dermatologistas, o que reduz o risco de surgimento de alergia. Outro fator que devemos observar é a idade indicada ao produto, pois garante a segurança da criança evitando que engula miudezas.

Falando sobre cosmético, as maquiagens infantis, sejam elas batom/brilho labial, esmalte, blush, pó facial e sombra, as mais apropriadas são as com baixa fixação e com facilidade para remoção através de água. Além disso, a Anvisa permite que as maquiagens contenham substâncias que possuam paladar ruim (amargo) para impedir que a criança leve o produto à boca. Tomem cuidado com o rímel e o lápis, as crianças podem se machucar! Outro alerta são as maquiagens de bonecas, elas não são dermatologicamente testadas para pele de crianças e nem formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil. Elas têm corantes, fixadores e outras substâncias que podem causar alergia. Já os esmaltes só são permitidos aqueles que são a base de água e são facilmente removidos sem o uso de acetona.  Eles também podem conter um gosto amargo para evitar que a criança coloque o produto na boca. Mais um cuidado que devemos ter é de não tirar as cutículas das crianças, pois ela protege a unha de bactérias e fungos.

Já quando o assunto é o cabelo das crianças, devemos ter bastante cuidado, pois além da estética temos que ter o cuidado necessário para evitar doenças no couro cabeludo, como a aparição de fungos ou a temida pediculose (infestação por piolhos).  
Preste atenção para utilizar os produtos corretos e especializados para crianças. Para os shampoos e condicionadores, aqueles com PH neutros favorecem o cabelo e o couro cabeludo dos pimpolhos. Verifique nas embalagens se foi dermatologicamente testado e se realmente é para o uso infantil e para qual tipo de cabelo. Nunca utilize produtos para cabelos de adultos. Eles podem ser prejudiciais à saúde e aos fios.


E para finalizar outra duvida comum é se os babys podem usar perfumes. Seja bem criteriosa quando o assunto for perfume, escolha um dermatologicamente testado, sem álcool e que seja hipoalergênica. Uma alternativa para perfumes em bebês é o uso de óleos aromáticos, cremes hidratantes específicos para crianças e bebês e as colônias. Escolha também fragrâncias delicadas e frescas para não irritar o pimpolho ao longo do dia.

E aí, já sabe agora quais cosméticos usar nos babys? É sempre bom lembrar que todos os produtos devem ser dermatologicamente testados e aprovados pela ANVISA.  Esperamos ter ajudado com suas duvidas.
#vemserGlowGo